O que é auxílio-acidente?

o que é auxílio acidente
  • Por: Administrador
  • 26/10/2023

Dúvidas sobre auxílio-acidente? O assunto é um dos campeões de perguntas em nosso escritório, as dúvidas são diversas como: “O que é auxílio-acidente ?” “Quais os tipos de auxílio inclusos nesta categoria?” Como posso comprovar que preciso do benefício?”

Traçamos alguns pontos importantes acerca deste assunto, para que você leitor saiba a definição deste auxílio, suas diferenças e quais documentos necessários para a comprovação do auxílio acidente.

Confira:

Você sabia que o auxílio-acidente é mais um benefício do INSS?

Este benefício é destinado a qualquer categoria de acidente sofrido pelo segurado. Mas é preciso ressaltar que o acidente em questão deve ter gerado consequências como sequelas e portanto, resulte na diminuição da capacidade de trabalho do segurado.

É importante lembrar também que estas sequelas citadas devem ser permanentes causando prejuízo a quem sofreu o acidente. Lembrando também que o auxílio acidente tem natureza indenizatória, ou seja, o trabalhador continuará recebendo seu salário e este adicional.

E não devemos esquecer também que o auxílio-acidente é um benefício diferente da aposentadoria por invalidez e também do auxílio-doença, pois cada um deles possuem características distintas e regras próprias.

Quais os tipos de auxílio-acidente?

No Brasil possuímos dois tipos de auxílio-acidente: o auxílio-doença acidentário e o auxílio acidente previdenciário.

Porém, qual a diferença entre eles?

Nós explicamos para você!
O auxílio-acidente de qualquer natureza ou conhecido também por auxílio-acidente previdenciário é destinado àquela pessoa que sofreu um acidente e apresentou sequelas definitivas que diminuam sua capacidade de trabalho. A comprovação é feita por perícia médica do INSS. Já o auxílio doença acidentário destina-se a pessoa que sofreu um acidente em seu ambiente de trabalho ou contraiu doença laboral. Para este auxílio ser aprovado, ele
também depende de perícia médica.

Como pedir auxílio-acidente no INSS em 4 passos:

Muitos trabalhadores que necessitam do auxílio previdenciário, na maioria das vezes, se vêem “perdidos” quando o assunto é requerer o auxílio-acidente junto ao INSS.

Preparamos 4 passos que ilustram esta jornada e eliminam possíveis problemas na hora da concessão do benefício:

1 – Faça o agendamento de sua perícia médica pelo site ou pelo aplicativo Meu
INSS.
2 – Junte toda documentação necessária para comprovação, ou seja, laudos,
exames, receitas médicas, além dos documentos de identificação do trabalhador.
3 – Esteja na perícia médica no dia e hora marcada. Evite atrasos!
4 – Faça um acompanhamento do status de sua situação ao pedir o benefício pelo
site ou app Meu INSS.

E para sanar mais uma dúvida comum dentre as tantas com relação ao auxílio-acidente, o advogado previdenciário Willian de Oliveira fala sobre este benefício também. Confira:

POSTS RELACIONADOS