- Por: Administrador
- 12/12/2022
No dia 1º de dezembro de 2022 foi aprovada a Revisão que corresponde ao Tema 1102 do STF (conforme arts. 102, § 3º, da Constituição Federal e 1.035 do CPC/2015), o direito a Revisão da Vida Toda, o qual beneficia alguns segurados do INSS.
Mas o que é Revisão da Vida Toda?
Para conceder o benefício previdenciário, o INSS apura uma média dos salários de contribuições posteriores a julho de 1994. A Revisão da Vida Toda vai calcular todas as suas remunerações desde sua filiação ao RGPS, ou seja, todos os salários de contribuições, anteriores e posteriores a julho de 1994.
Quem tem direito a essa revisão?
I. Quem se aposentou antes da reforma previdenciária (13/11/2019).
II. O segurado que seu benefício foi concedido fora da decadência de 10 anos, ou seja, aqueles que se aposentaram entre 2012 e 2019.
III. O aposentado por tempo de contribuição, aposentadoria especial, por
invalidez, quem recebe auxílio-doença e pensão por morte.
A Revisão beneficia a todos?
Não exatamente. O cálculo pode diminuir ou aumentar seu benefício, ou seja, vai beneficiar os que tiverem remunerações altas e anteriores a julho de 1994. Por isso, se você não tem certeza de quanto era seu salário de benefício, e não tem como provar, não solicite sua revisão. Antes, procure um profissional da área previdenciária para te ajudar.
Como solicitar e calcular a Revisão?
Para calcular procure um profissional da área previdenciária, que irá calcular corretamente e analisar se vai beneficiá-lo.