- Por: Administrador
- 28/06/2024
O que é PPP e como consegui-lo? Este é um questionamento constante por parte dos clientes que veem até nosso escritório e também dos nossos seguidores. Nós explicamos para você que também possui esta dúvida. Vamos lá:
O PPP é a sigla usada para designar o Perfil Profissiográfico Previdenciário.
Este documento traz nele informações sobre o local e tipo de trabalho que o segurado estará desempenhando, e também se estava exposto à agentes nocivos.
Ele é um documento fundamental para a concessão da aposentadoria especial, pois, ao solicitar o benefício, o trabalhador deverá apresentá-lo para que confirme a atividade exercida e a exposição de agentes prejudiciais à sua saúde.
Como conseguir o PPP?
O passo inicial para garantir o Perfil Profissiográfico Previdenciário é fazer o pedido junto ao RH da empresa contratante. Geralmente o setor de Recursos Humanos é responsável por emitir documentos desta natureza. É importante também que, ao requerer o documento, o trabalhador também peça o protocolo do pedido ou uma carta que confirme a solicitação do pedido. Caso o segurado seja filiado à cooperativa de trabalho, ele poderá solicitar o PPP diretamente com ela.
A empresa fechou. Como conseguir o PPP?
Uma questão que é motivo de insegurança por parte dos cidadãos que desempenharam um trabalho exposto a agentes nocivos é o fechamento ou falência da empresa. Pois, desta forma, muitos deles não sabem como requerer o documento.
Uma das opções possíveis para garantir o PPP, é procurar os antigos sócios da empresa em que o segurado trabalhou. Informações como endereço, telefone e email podem constar na Receita Federal e a procura por estes dados pode ser feita junto ao site do órgão, através do CNPJ.
O segurado também poderá procurar um advogado especialista na área previdenciária, pois este poderá ajudá-lo de forma mais eficaz por ter um conhecimento técnico e jurídico.
É possível emitir o PPP eletrônico?
Sim, é possível emitir o PPP de forma eletrônica. Mas é importante lembrar que esta alternativa só é válida para períodos trabalhados a partir de 01/01/23. O empregado ou setor responsável da empresa posta o PPP do funcionário no Esocial e o funcionário poderá emiti-lo pelo app ou site Meu INSS. Assim, o segurado não precisa ir até uma agência do INSS.
Leia também sobre o “Valor Mínimo de Contribuições Para Fins de Carência”.