- Por: Administrador
- 15/08/2023
Esta pergunta pode parecer fácil para quem atua na área de advocacia previdenciária ou também no serviço público, porém, é preciso que os trabalhadores brasileiros saibam qual a definição da Previdência Social, suas características e em que ela se difere do INSS.
Vamos lá?
Por definição, a Previdência Social é um seguro social adquirido por meio de uma contribuição mensal e esta, garante ao segurado uma renda no momento em que ele não puder trabalhar. É importante lembrar também que a Previdência Social é o sistema previdenciário oficial do Brasil, ele é administrado pelo INSS. E engana-se quem pensa que ele trata somente de aposentadorias. Ela é um conjunto de serviços que tem como objetivo resguardar o trabalhador, como seguro-desemprego e auxílio-doença, entre outros.
E qual a diferença entre Previdência Social e o INSS?
Muitos podem imaginar que são sinônimos, mas não, tanto a Previdência Social quanto o INSS possuem definições diferentes. Entenda:
Nós já sabemos que a Previdência Social abrange tanto o setor público (servidores públicos) quanto o setor privado (trabalhadores da iniciativa privada) e também que todo trabalhador com carteira assinada está automaticamente filiado à Previdência Social. Os trabalhadores autônomos e os empresários são contribuintes individuais. E mesmo quem não tem renda própria – como estudantes, donas de casa e desempregados – pode pagar como contribuinte facultativo para ter direito aos benefícios.
Já o INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social e ele é responsável pelo atendimento aos trabalhadores do setor privado, enquanto os servidores públicos possuem um regime previdenciário próprio.
Agora você já sabe as definições e as diferenças entre Previdência Social e INSS. Acompanhe o blog para ficar por dentro!
Foto: Reprodução