- Por: Administrador
- 16/01/2024
Um dos grandes dilemas para quem desempenha os serviços do lar é sobre suas contribuições e futuramente ter direito à uma aposentadoria. Afinal, todos os trabalhadores brasileiros vislumbram uma aposentadoria que lhes confiram uma vida confortável e tranquila.
Além disso, devemos lembrar que o segurado que contribui para a Previdência Social, mensalmente, garante outros benefícios que são essenciais em nosso dia a dia.
Dona de casa pode se aposentar?
Qual valor da contribuição?
A dona de casa pode se aposentar sim! Já o valor da contribuição pode variar…
Nós explicamos:
A questão da aposentadoria das donas de casa é um assunto recorrente. Com o intuito de garantir tranquilidade financeira no futuro, a aposentadoria para quem desempenha os serviços do lar se torna uma preocupação constante.
Porém, devemos recapitular que, a atividade de serviços domésticos, desempenhadas em seu lar, não gera contribuição para a Previdência Social, pois não existe o pagamento de um salário, portanto não há recolhimento. A doméstica então, terá que fazer sua contribuição como contribuinte facultativo no decorrer de sua vida.
Esta contribuição mensal poderá ser de 11% sobre o valor do salário mínimo, portanto, sua aposentadoria será compatível com estes recolhimentos, ou seja, um salário. Porém, a dona de casa também poderá fazer um planejamento previdenciário caso tenha interesse em garantir um melhor benefício.
Para isso, é ideal que consulte um especialista em direito previdenciário de sua confiança. Com o auxílio de um profissional capacitado e com experiência junto à Previdência Social, a dona de casa conseguirá saber qual o melhor caminho para garantir sua aposentadoria.