- Por: Administrador
- 21/09/2023
Uma das dúvidas mais frequentes de muitos brasileiros(as) que estão prestes a se aposentar é com relação à documentação necessária para dar entrada no INSS para pedido do benefício.
Ter a posse de uma documentação correta para requerer o pedido de aposentadoria elimina “dores de cabeça” e traz uma tranquilidade maior à você.
Porém, quais os documentos necessários para realizar este pedido de aposentadoria?
Existem uma lista de documentos que são essenciais para a realização do pedido de aposentadoria e independem da modalidade da qual você está inserido. Ou seja, são exigidos para todo e qualquer trabalhador. Confira:
- RG
- CPF
- Comprovante de residência atualizado
- Carteira de trabalho (caso tenha mais de uma, é necessário que leve todas)
- PIS/PASEP ou NIT
- Carnês de contribuição, caso tenha contribuído em algum momento, sem vínculo empregatício.
- Extrato CNIS (você pode emiti-lo pelo site Meu INSS)
Os homens devem levar também o certificado de reservista.
E caso o trabalhador(a) tenha desempenhado trabalho rural, atividade especial ou no exterior, é necessário que também tenha estes comprovantes.
E para a aposentadoria especial?
Para esta modalidade, o trabalhador deverá providenciar um documento chamado Perfil Profissiográfico Previdenciário, mais conhecido pela sigla PPP. Ele é expedido pelo sindicato da categoria ou pelo empregador e com ele consegue-se comprovar atividade insalubre e periculosa.
Caso o trabalhador vá se aposentar por invalidez:
É preciso comprovar o vínculo empregatício no momento do acidente de trabalho ou no momento da doença. Para esta modalidade, são necessários: Laudos médicos, Exames, Atestados, Declarações médicas, Receituários.
É importante lembrar que nossos documentos são de extrema importância, afinal, além de serem nossos registros como cidadãos, com eles conseguimos comprovar tempo e tipo de atividade das quais desempenhamos e evitamos problemas junto a Previdência Social na hora do pedido de aposentadoria.